domingo, 7 de junho de 2015

Entre dois pontos existe uma e uma só recta



Autor não identificado


Na geometria plana euclidiana acomoda-se o estudo de uma categoria de relações interpessoais: o das relações amorosas não familiares. 

O trabalho de Albert Einstein demonstrou a importância da geometria elíptica ou hiperbólica (não euclidiana) para a descrição do espaço-tempo curvo na física moderna. Facto é que as relações humanas (descontados exageros e zeugmas) se desenvolvem linearmente. Assim, sabendo nós que uma recta é uma sucessão infindável de pontos com uma direcção, mas sem principio ou fim;* que uma semi-recta tem princípio mas não tem fim, é fácil intuir que uma relação amorosa não familiar constitui um segmento de recta [AB], pois, iniciando-se, há sempre um ponto em que já se lhe avista o fim. 
____________________
* Na geometria convencional também a distância mais curta entre dois pontos, o que não sucede nas demais referidas ou — cliché — na lógica feminina.

2 comentários:

  1. E não se iniciando, é infinitamente possível...

    ResponderEliminar
  2. Sempre gostei de tratar assuntos amorosos não familiares com regras matemática e com noções básicas de geometria. É maneira mais simples de ver as coisas e que tem os seus efeitos a curto prazo.

    ResponderEliminar