sábado, 8 de janeiro de 2011

WikiLeaks - Os EUA pretendem informações de utilizadores do Twitter

Um tribunal americano no estado da Virgínia, intimou a empresa proprietária do Twitter, a entregar secretamente detalhes das contas de cinco pessoas ligadas à WikiLeaks, incluindo Julian Assange.

Tudo indica que estamos perante uma tentativa de obter provas de comunicações que tenham existido com Brad Manning (já objecto de três posts).  Este será o primeiro indício concreto da actividade do Grande-Júri, de natureza secreta, que investiga a possibilidade de acusar Assange do crime de espionagem. 

O mandado ordena a entrega de todos os detalhes de cinco indivíduos, contas (twitts públicos), mensagens privadas, computadores, redes utilizadas e detalhes dos endereços IP (Internet protocol).

A WikiLeaks considera que pedidos idênticos já terão sido feitos à Google e Facebook, que provavelmente terão entregue a informação solicitada, sem notificar os titulares das contas, como fez o Twitter.

Até este momento sabe-se que o mandado refere: Julian Assange, Brad Manning, Brigitta Jonsdottir  Rop Gonggrijp e Jacob Appelbaum.


O mandado ordenava expressamente que os investigados não fossem notificados do pedido, o que a empresa não deixou de fazer, depois de, em tribunal, ter discutido a validade do pedido.

Mais detalhes no Guardian

Sem comentários:

Enviar um comentário