segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Utilidades I - O Sapo vigia-te

Para quem não sabe, os blogues alojados no portal Sapo têm a possibilidade (a activar pelo respectivo administrador), de gravar os endereços IP dos comentadores. 


Em muitos casos este endereço permite (com alguns conhecimentos técnicos, ou outros) chegar à rua, por vezes ao prédio, do seu titular. Os endereços referidos ficam disponíveis, note-se, não para o portal, mas, para quem administra o blogue.


A primeira utilidade disto, sem qualquer trabalho, é saber quando o  comentador anónimo e o identificado, são a mesma pessoa, porque o endereço IP é igual.


É só para não terem surpresas.

19 comentários:

  1. A primeira utilidade "disto" é o dono do Blog poder apresentar queixa na judiciária, no caso de comentários injuriosos ou difamatórios.

    E, gostava que me explicasse quais são os conhecimentos que tem, para conseguir algo que apenas se consegue através dum pedido dum tribunal, o relacionamento de um IP e do grupo data/hora e o cliente que usava esse esse IP, já que apenas os ISPs têm acesso a essa informação e uma vez que se trata de um dado pessoal, só pode ser fornecido mediante pedido de um juiz.

    E, já agora, faltou dizer que ninguém tem surpresa nenhuma, uma vez que activada essa opção, a informação de que os IPs são guardados passa a constar do formulário de comentário.

    E sim, eu faço parte da equipa dos Blogs do SAPO e estou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

    ResponderEliminar
  2. Em que parte do "post" é dito que possuo esses conhecimentos? Quando ao resto agradeço a confirmação.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:04

    Esta coisa é como os telefones onde os detectives privados pagam aos funcionários para receberem a informação que querem. E sim é verdade há gente que consegue com o endereço IP chegar longe. Sem muito trabalho, senhor do Sapo.

    ResponderEliminar
  4. O primeiro § do Jonas tem dois erros, quando tiver tempo esclareço.

    ResponderEliminar
  5. Jonas,

    És aquele chavalo que está dentro do fato de peluche à saída dos concertos?

    - Curto-te bué.

    ResponderEliminar
  6. Pelo menos o Jonas teve um efeito: fez com que o anão gigante viesse cá abaixo responder à plebe que comenta.

    ResponderEliminar
  7. Não sejas mau tiagugrilu. O meu problema é tempo. Os posts são feitos às custas do sono. Visito os vossos blogues. E vi a coça que levaste da Gata. Mas tens o meu apoio moral.

    ResponderEliminar
  8. Não podemos ser sempre nós a coçar os felídeos...

    ResponderEliminar
  9. O Jonas, por acaso, até é a Jonas, e sou a responsável pelos Blogs do SAPO e tenho muito gosto em responder a quaisquer questões que quem quer que seja tenha acerca do serviço, mesmo que não estejam a usá-lo :)

    Não refere no post, de facto, que tem os conhecimentos, mas fala como se fossem conhecimentos acessíveis, podendo induzir em erro. Pode ter sido má interpretação da minha parte.

    E fico à espera dos tais erros que cometi. Não digo que não estejam lá, porque, apesar de representar o SAPO, sou humana e, portanto, passível de cometer erros (e oh, se os cometo), e caso os tenha, de facto, cometido, não me custa absolutamente nada assumi-los :)

    Não sou a pessoa que veste a fatiota do SAPO.

    Pode haver gente que consiga, de facto, com um endereço IP, chegar longe, mas, a fazê-lo, será apenas através de ilegalidades, puníveis com prisão :)

    Acho que respondi a toda a gente, mas se não for esse o caso, é só dizerem, que cá estarei (mesmo que seja para levar pancada :)

    ResponderEliminar
  10. Viste? Viste, Grilu?
    Pimbas!


    Ainda agora conheci o Anão e já gosto dele!

    ResponderEliminar
  11. E eu, agora que o Jonas afinal é a Jonas, também já gosto mais dele. Dela.

    ResponderEliminar
  12. quem é que deu porrada em quem? o vosso mundo de ilusão diverte-me!

    ResponderEliminar
  13. é a jonas? e trabalha com os computadores? é que se trabalha com os computadores, não se deixem enganar! it's a man, baby!

    ResponderEliminar
  14. hum... mas afinal nada foi desmentido quanto à captação do endereço de IP... apenas a utilidade da captação do IP. Eu não conheco os blogs do sapo, mas penso que se tal captação estiver indicada de modo claro nas condições do serviço não vejo razão para nenhum problema.

    Outra "discussão" secundária que se levantou relativamente ao sexo da Jonas, revela alguns preconceitos... meninos... as meninas também sabem mexer nos teclados :)

    ResponderEliminar
  15. só se for para tocar o parabéns a você.

    ResponderEliminar
  16. A,

    Fizeste-me soltar a gargalhada da semana.
    Tou-te a dever uma mine.

    ResponderEliminar
  17. Olá crítico mordaz :)

    O SAPO recolhe sempre os IPs em todas as acções dos utilizadores e utentes dos seus serviços, mas não é disso que falamos.

    Do que se fala aqui, e bem, é do facto do SAPO disponibilizar aos autores dos Blogs a possibilidade de, se assim o entenderem, activarem a opção que grava os IPs de quem comenta nos seus Blogs, passando os IPs a estar disponíveis junto aos comentários que forem chegando ao Blog. Esta opção não está activada por omissão, e a partir do momento em que é activada, no formulário do comentário passa a ser exibida uma mensagem do tipo "O dono deste blog optou por gravar o IP de quem comenta".

    É sobre isto que falamos :)

    ResponderEliminar
  18. xi que cena li os coments e fartei me de rir é fácil rastrear um ip qualquer pessoa que entenda da informática como eu sabe e entende disso :)

    quanto ao sexo da Jonas ninguém tem nada haver com isso acho que em vez de criticarem deviam pensar mais em vocês e não se a Jonas tinha "pila" ou "vagina" desculpem o termo é a minha opinião.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo, a seu tempo foi tudo esclarecido. Isto foi coisa dos alvores da Internet, éramos jovens e ingénuos.

      Eliminar