terça-feira, 10 de março de 2015

A nossa Virgina Woolf prefere a vida à literatura. Ainda bem


Nude Study (Reading), Kenyon Cox

«Deslumbres bovinos [...] E há, enfim, uma casta à parte. São os “deslumbrados da literatura". Como se a literatura fosse a coisa mais importante. Como se eles fossem os eleitos. Parece que têm orgasmos quando falam de livros.» Ana procede por outra via. Gosta de ler em recato[...].
____________ 
Ana Cássia Rebelo in Público|Ípsilon, entrevista de Hugo Pinto Santos, 13.Fev.2015

1 comentário:

  1. Há aqui qualquer coisa que me dá a sensação de liberdade e libertação. Gosto muito de livros e de ler. Mas não tenho dúvidas que há algo de escravizante nesta coisa de ler, mesmo que se faça por prazer. Verifico que as pessoas que lêem menos do que eu ou que não lêem nada, convivo com muita gente dessa, são mais felizes do que eu. Não sabem, não comentam, não se sentem eleitos de coisa nenhuma, vivem, simplesmente, a vida. Sei que não era capaz de fazer uma coisa dessas por vários motivos, mas, penso muitas vezes na hipótese de parar com esta minha inclinação. Penso no como seria! Não sei porquê, sinto que seria como dar um salto no escuro e tenho medo...

    ResponderEliminar