sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Não trago boas notícias


Com uma economia desregulamentada* nos produtos financeiros; com bolsas de capitais desmaterializadas porque os valores deixaram de ter correspondência na economia real; com transacções realizadas em fracções de segundo (high-frequency trading); com entidades (supostamente) reguladoras frouxas ou corruptas; com os desastrosos acordos da OMC e consequente globalização; com uma economia desapossada de instrumentos (desvalorização da moeda ou barreiras alfandegárias - entre outras), é evidente que, nestas circunstâncias, a política monetária de John Maynard Keynes não pode ser aplicada como ensinou aquele autor. Se a isto juntarmos: uma união política que congrega actores em excesso e em desiguais estádios de desenvolvimento; uma moeda parcialmente comum e com paridades iniciais diferentes; a ausência de uma fiscalidade igual para todos; o envelhecimento demográfico das nações mais industrializadas, então, não auguro nada de bom à velha Europa. E muito rapidamente.

O longo parágrafo anterior destina-se unicamente a introduzir uma citação do autor mencionado. É que, apesar de tudo, em várias camadas (e tem muitas) o pensamento de Keynes conserva actualidade. Maça-me que apenas refiram John Maynard para repetir a cantilena usual: "o crescimento não pode ser feito à custa de mais despesa". Quem tiver melhor solução que indique, serei o primeiro a aplaudir.

A tendência actual para a gestão e a econometria, ajuda a esquecer que, se precisamos dos números para auxiliar o diagnóstico, qualquer terapêutica é ditada pela política. As decisão económicas são decisões políticas - todas. A economia não é uma ciência.** Os problemas do presente resolvem-se no presente. O longo prazo é um itinerário enganador para assuntos correntes. Lá, no longo prazo, estaremos todos mortos. 

Esta lição não foi compreendida.

The long run is a misleading guide to current affairs. In the long run, we are all dead. Economists set themselves too easy, too useless a task if in tempestuous seasons they can only tell us that when the storm is long past the ocean is flat again.
— John Maynard Keynes, A Tract on Monetary Reform, 1923
______________________________________
*Excepto nas marés de regulamentos e directivas, feitos à medidas dos  conglomerados económicos, com minudências que lixam as PME.
**Por algum motivo uma das minhas cadeiras económicas se denominava Economia Política.

Sem comentários:

Enviar um comentário