sexta-feira, 26 de setembro de 2014

As curvas de Gauss


Quem diria tal coisa? Que é convertido a baixas temperaturas estivais e água fria oceânica. Acredita que a mera conjugação de factores naturais pode operar milagres. Convicção rija porque, assim o pensa, aponta na direcção certa! 

Fruto de observação meticulosa e detalhista, in situ*, dotada de rigor acutilante, mas também circunspecta e respeitosa ― obrigado lentes polarizadas! ― a conclusão impõe-se: este foi Verão de colheita vintage!** Ora mais estreitos, ora mais largos, ora em forma de coração, ora pálidos, morenos ou mestiços, tímidos ou insinuantes, mas sempre, sempre, de elevada qualidade. 

O ratio superou as expectativas, a média e, inclusivamente, a mediana, dos últimos vinte e cinco anos ― momento em que o instrumento de medida foi aferido.

De que fala? Do número de glúteos sólidos por hectare. Naturalmente.


*Título de ensaio do eminente latinista Zezé Camarinha, onde este aborda do ponto de vista científico o tema do anterior sucesso editorial: "Camone".
**Ao contrário do que sugere o vocábulo não acontece de vinte em vinte anos, nem tão pouco uma vez em cada vinte anos: é quando calha.

3 comentários:

  1. Isto é que está para aqui uma casa bem arrumada! Olha lá, anão, sabias que eu era uma burreca daquelas que não se estendem por hectare, mas por m2? Atão, não tive que ir eu, antes de mais, pesquisar as tais curvas de Gauss, tenho a página aberta para não me enganar? Tu és muito à frente, homem, porque expões para aqui um tratado todo bem elaborado e aparecem-me umas gajas na praia. Aí é que está o mérito, não do Zé Camarinha, mas do tal que chegou as estas conclusões todas a partir das curvas de Gauss! Do que te havias de lembrar! Se uma ogiva ou um arco perfeita não tem chegavam! Tinhas que ir para a geometria, eu tinha dito matemática, mas enganei-me!

    ResponderEliminar
  2. Merda, merda! Isto são probabilidades! Fosca-se! Já levei na tromba das minhas filhas! Quase que me atearam o fogo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais propriamente estatística, que é uma parte, significativa, da matemática. Relaciona-se com a "distribuição" e, por isso a média e a mediana. Em gráfico a curva assume a forma de "bell shape", o que também é interessante.

      Eliminar