quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O sapateiro das comparações


«Afinal, o sexo do homem é muito mais honesto, visível e mais facilmente lavável, enquanto o das mulheres é mais sinistro.» 
— Valter Hugo Mãe, apud, Ler, Outubro, 2013, p. 23

Não são religiosos os motivos que me fazem ausentar da leitura de biografias e, em especial, entrevistas de escritores vivos. Não. Recuso-me. Tenho medo. Pânico de nunca vir a ler o que escrevem, por motivo das inanidades declamadas para uma publicação que oferece plateia - marketing oblige; terror de ver o autor explicitar motivações ou psicologias; pavor que se revelem uma das suas personagens; fobia de perguntas sobre bloqueios criativos, horários de trabalho, e fontes de inspiração.

Quando o autor em questão invade revistas literárias, separatas de jornais de referência, e blogues, a recusa torna-se inviável. O V.H.M. que confessa desejar a beleza, mas recear as mulheres, e a quem jovens brasileiras se oferecem para mãe dos seus filhos (diz ele - não há confirmação independente), revela-se afinal um homem preocupado com a higiene da virilha, glosador da honestidade e visibilidade do cabeça-de-batata e receoso do carácter sinistro do sexo das mulheres. 

Este homem nunca dará à luz um thriller.

3 comentários:

  1. Ah! Finalmente entendi a polémica. Não comprei essa LER, via o zum zum no FB mas não sabia o que se tinha passado. Já percebi porque é que quando tomo banho ouço sempre aquela música do The shining... Obrigada vhm. Já não tornarei a sentir medo da higiene pessoal. Por outro lado vou repreendê-la por não ser honesta...Olaré.

    ResponderEliminar
  2. O H em VHM será de Hermafrodita? Se ele diz que A é mais fácil de lavar que B, é porque tem experiência prática de lavar A e B (não apenas na óptica do utilizador, mas do detentor). Lógica oblige.

    Toda uma ciência...

    ResponderEliminar
  3. Tadito! Assustou-se?!

    ResponderEliminar