segunda-feira, 27 de junho de 2011

Momento Sonny Liston e a abelha que afinal era vespa ou a língua natureza-viva freudiana



Muhammad Ali v. Sonny Liston



Muhammad Ali, que nunca foi avaro no auto-elogio, disse ser capaz de "flutuar como uma borboleta e ferrar como uma abelha".* E começou por ser exactamente isso, um pugilista elegante e ágil com um murro poderoso. Mais tarde o estilo adaptou-se aos adversários.



Em 25 de Maio de 1965, Ali defrontou Sonny Liston pela segunda vez. Ganhou o combate no primeiro assalto. Um knockout em dois minutos.




Na esplanada, Laura, como por vezes sucede, proferiu um «quaisqueres». Ele corrigiu de imediato. Não satisfez. Deu seguimento e durante alguns minutos perorou sobre o estado a que chegou o uso da língua. Garantiu acreditar que, num futuro próximo, ninguém mais irá rir. «Um lol pronunciado será tanto quanto é necessário», assegurava ele continuando o sermão. Laura escutava, impávida e serena. A espaços um ar sardónico assomava. Quando a prédica foi dada por terminada ela retorquiu: «Gosto de t’ouvir, verdade, mas essas manias sobre a língua... o uso e o abuso dela, nada disso t’ajuda, assim ficas na esplanada, lendo, careces de mundanidade e, como direi ... hmm ... deixa cá ver... usando a tua linguagem, talvez ficares mais... cliterato. Percebeste?» 



Não cronometrei, mas foram menos de trinta segundos. Foi ao tapete qual Sonny Liston.



*Float like a butterfly, sting like a bee. No ringue, entenda-se. 

6 comentários:

  1. A gente entendemos-se em português...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:40

    E não ter dito percebesteS...


    Carla

    ResponderEliminar
  3. Margarida12:46

    Laurinha deve da ser bué da brincalhona. É comá mim!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:00

    Literatura com clitóris ou clitóris literato?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:18

    Penso que o senhor seguindo as explicações de laurinha ficaria especialista em clítoris que literato já ele é (ou parece que é). Daí, juntando as duas sabedorias viria o ser cliterato. Ai que bom isto da estimulação dos intelectos em posts e caixas de comentários. Viva o anão.

    Ana Moreno.

    ResponderEliminar