quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

WikiLeaks, Julian Assange e Bradley Manning - O elo mais fraco - Parte II



(Cont.)
Julian Assange, já por diversas vezes afirmou que, a tecnologia da WikiLeaks foi desenhada para se ter a certeza de que nunca saberiam a identidade das pessoas que submetem a informação. Essa é a garantia das fontes. Permanecem anónimas.

Mas Adrian Lamo, um antigo hacker que terá contactado Manning e, eventualmente o denunciou, disse ao FBI que Assange tinha fornecido ao soldado, um programa de comunicações encriptadas e, o endereço de um servidor dedicado aos uploads da WikiLeaks.

Lamo afirma que Manning se "gabou" desse facto num e-mail, agora na posse do Departamento de Justiça. Supostamente escreveu: "Não posso acreditar no que estou a confessar, sou uma fonte, … quero dizer, sou uma fonte de alto nível? E tenho uma relação com Assange".

David House, um programador informático que visita Manning na prisão, afirmou em entrevista recente: "Ao longo das últimas semanas tenho notado uma queda abrupta no seu bem-estar físico e mental. O tempo de isolamento na cela está a deteriorar o seu intelecto. A impossibilidade de se exercitar devido aos regulamentos prisionais afectou a sua aparência e sugere fraqueza física."

O Departamento de Estado indicou inicialmente que Manning estava encarcerado em isolamento para a sua própria segurança. Amigos como House acreditam que, o que está a ser feito, tem fins punitivos. Destina-se a pressionar as suas debilidades.

David House em discurso directo: "Com o passar do tempo a vigilância de prevenção ao suicídio ficou sem efeito. É agora claro que: o confinamento em solitária; a falta de travesseiro; lençóis; a impossibilidade de fazer exercício físico, ou acesso a informação actualizada; são utilizados como meio de punição e não como medida cautelar."

Manning supostamente fez o download dos ficheiros posteriormente enviados à WikiLeaks, enquanto servia tropa no Iraque, no âmbito da Operation Station Hammer. Colocou todo o material classificado num CD vazio da Lady Gaga, durante o tempo que fingia aprender a cantar as músicas.

Manning também descreveu a segurança no local como frouxa "tudo o que faziam era estarem sentados nas “estações de trabalho” a verem vídeos; clips musicais, perseguições automóveis, explosões etc. Era tudo mau; servidores, protocolos, segurança, contra-inteligência e análise. Uma tempestade perfeita."

Os seus e-mails mostram que ficou emocionalmente perturbado depois de terminar uma relação homossexual. Num deles, dirigido a Lamo, escreveu: "estou um destroço. só queria ser simpático e viver uma vida normal ... mas os acontecimentos forçam-me a descobrir maneiras de sobreviver. tenho estado tão isolado, por tanto tempo ... estou a automedicar-me como um louco quando não trabalho.''

Robert Feldman, advogado nos EUA especializado em questões de segurança, afirma: "Temos uma imagem nítida de um jovem complicado, com problemas óbvios. No entanto, ninguém no Exército notou e foi-lhe permitido o acesso a informações secretas. Verificamos agora que também a segurança no local era desleixada. Um julgamento será embaraçoso para o Departamento de Defesa aconteça o que acontecer. Mas, se conseguirem provar a cumplicidade de Assange na organização da fuga, poderão sempre vender a imagem de Assange, um homem maduro, manipulando um jovem emocionalmente perturbado. Obviamente para isso, ainda precisam de provar a cumplicidade."

Sem comentários:

Enviar um comentário