sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O cartão do nosso descontentamento

"Relatório sugere fim do número de eleitor"

Sobre este assunto apenas uma nota breve. O Cartão de Cidadão (CC), ao contrário da propaganda governamental, no momento do seu lançamento e posteriormente em documentos oficiais, não tem capacidade para memorizar, ou inscrever, o número de eleitor no circuito electrónico embutido (chip). Portanto, a manter-se o número, terá de ser encontrada uma solução fora do cartão.

Eliminar o número de eleitor, torna obrigatório refazer a totalidade dos cadernos eleitorais. A nova elaboração apenas poderá respeitar a ordem alfabética, a mais natural e a única exequível, excepto se pretenderem misturar, em cada secção de voto, os números do CC, com os números dos ainda existentes, em maioria, Bilhetes de Identidade. Para salgalhada já basta a existente.

Eliminar o número de eleitor e utilizar novos cadernos eleitorais, ordenados alfabeticamente, apresenta um problema: vai aumentar significativamente o tempo do acto de votar.

Cada secção de voto e portanto cada caderno eleitoral, possui cerca de mil eleitores que, distribuídos pelas onze horas da votação, com uma taxa de abstenção de 50%, dá uma média de 45 eleitores por hora. Um minuto e pouca para cada um.

Actualmente, na mesa de voto, a busca do eleitor nos cadernos (cada um com cerca de 1000) é feita por dois escrutinadores, através do número de eleitor, com um a cinco dígitos úteis, antecedidos ou não por uma letra, que se torna irrelevante no caderno.

Uma busca por ordem alfabética, atendendo a que nas mesas esse tipo de "habilidade" não é comum, vai dobrar* o tempo necessário para votar.

Teria sido mais simples prever espaço de impressão no CC para o número de eleitor. Bastava terem usado a cabeça. Não era pedir muito.

*Se não perceberem o motivo mais tarde explico. Agora tenho sono.

7 comentários:

  1. Ou usar o número do BI?...

    ResponderEliminar
  2. Do Cu, peço desculpa...

    ResponderEliminar
  3. Eu, que geralmente sou solidária para com os fracos e oprimidos (querem o quê, sou assim, boazinha), continuo sem perceber por que raio as pessoas não se informaram antes de ir votar...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:38

    Eu, por acaso, levei o cartão de eleitor (mesmo destruído). E uma das escrutinadoras quase que mo arrancava das mãos de tão contente. ;-)


    Carla

    ResponderEliminar
  5. Mas, para muita gente com o CC o número de eleitor tinha sido modificado e a secção tb. :((

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:03

    Então aqui o Je teve sorte, ou melhor dizendo, "eles" tiveram sorte porque eu não ía ficar à espera em filas, nem ir a outra escola votar!
    A vontade de votar é NENHUMA!

    Carla

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16:13

    Antes de fazer o CC deveriam ter-se lembrado desse pequeno grande pormenor.
    Estes problemas acontecem porque de certeza de que quem lida/trabalha nesse departamento não foi chamado para opinar e depois dá nestas barracas.

    Por essas e por outras, fiquei com todos os cartões mesmo destruídos. E pelos vistos tinha razão, infelizmente.


    Carla

    ResponderEliminar