sábado, 4 de dezembro de 2010

Julian Assange, fundador da WikiLeaks é procurado por "sexo sem preservativo", ou "surprise sex" e não por violação e agressão sexual

«Assange é actualmente procurado na Suécia por suspeita de violação e agressão sexual.» 

Esta notícia do Público, já objecto de tratamento no mesmo jornal, no Expresso, e outras publicações, nacionais e estrangeiras; ao que tudo indica é falsa.

De facto, os «crimes sexuais» a que se refere o alegado mandado para detenção da Interpol, constarão de: «sexo sem preservativo»; por violação da lei sueca, punindo relações sexuais desprotegidas.

Já em Agosto a Newsweek, informava que, Claes Borgstrom, o advogado representando as duas alegadas vitimas suecas (cujas alegações desencadearam
a emissão - e rápida anulação - de um mandado para detenção de Julian Assange, pelo crime de violação), tina referido que as suas clientes apresentaram queixa na polícia, contra Assange, mas, pela relutância que este demonstrou em usar preservativo, e subsequente (presume-se), recusa em realizar teste para doenças sexualmente transmissíveis*. Borgstrom confirmou ainda, especificamente que, a principal preocupação das suas clientes estava relacionada com a recusa indicada.** 

Um relato mais detalhado dos encontros das mulheres com Assange, que em ambos os casos começou por sexo consensual, mas, posteriormente incluiu o que dizem ter sido sexo não-consensual (em que Assange não usou preservativo), foi publicado pelo The Guardian e reproduzido pela Newsweek, com alguns detalhes extra.

Também em Agosto o Daily Mail noticiou:
"[...] tiveram relações sexuais, mas houve um problema, o preservativo rasgou-se. Ela parecia pensar que tinha sido deliberado, mas ele insistiu em acidente."

Segue o Daily Mail, nessa mesma reportagem, com sexo consentido com preservativo e uma outra relação sexual, mas sem contraceptivo masculino, com uma segunda mulher. Estão lá os pormenores suculentos. 

A reportagem do DM termina com a afirmação que, a Procuradora sueca do caso, não encontrou qualquer indício de crime de violação.*** 


Em 2 de Dezembro, um ex-advogado de Assange, James D. Catlin, em artigo publicado no Crikey, confirmou que as acusações contra aquele que foi seu cliente, têm como fundamento relações sexuais sem preservativo, e acrescenta que, o consentimento de ambas as mulheres no sexo com Assange foi confirmado pelo Ministério Público,**** acusando ainda os procuradores de «irem construindo o caso à medida que este avança», arriscando-se a «tornarem o sistema judicial sueco uma anedota para o mundo se prosseguirem na demanda contra Assange».*****

O actual advogado de Assange em Londres,
Mark Stephens, disse à AOLNews, que não sabe quais são as acusações contra o seu cliente, mas, tem conhecimento, não serem de violação.
 

Stephens, confirmou****** também que o procurador sueco lhe disse não querer ouvir Assange sobre o crime de violação, mas por um ilícito denominado "sex by surprise", que implica uma mera coima de 5.000 coroas suecas, ou 540.

«Nós nem sequer sabemos o que é "sexo de surpresa", e eles não nos disseram [...]
seja isso o que for, é apenas uma ofensa na Suécia e não no Reino Unido, ou nos EUA», referiu Stephens; «o Procurador nunca pediu para ouvir Julian, e ele não foi acusado de nada. Foi-lhe dito que é procurado para interrogatório, mas, sem saber a natureza das acusações pendentes.»


O estranho caso dos flirts de Assange com duas mulheres suecas durante um período de três dias - e as decisões de três Procuradores - tem mais voltas, reviravoltas, e teorias da conspiração, que qualquer um dos livros de Stieg Larsson.
Assange será irresponsável, por ter relações sexuais desprotegidas, e evitar submeter-se posteriormente a testes de HIV, mas, até mais saber, não foi acusado de violação ou qualquer outro crime sexual. Apenas por um ilícito punível com multa (coima). Poderá ser um cretino. Criminoso ainda não se sabe, não obstante a maior parte do meios de comunicação social pretender saber. Como usual.

A Reuters oferece ainda mais informação, baseada nas declarações do seu advogado actual. Alguns excertos:

  • «Não há nenhum mandado de prisão contra Assange.» 
  • «Houve um alerta vermelho (que não é um mandado) da Interpol, solicitando às autoridades o controle dos seus movimentos.»  
  • «Nunca nos foram comunicadas as acusações.»
  • «Sabemos que o delito será "sexo de surpresa", algo que não é conhecido em Inglaterra.»
  • «Estamos numa situação muito surreal, um conto de fadas sueco.» 


*«[...] complained to the police of Assange's reluctance to use condoms and unwillingness to be tested for sexually transmitted disease.»
**«Borgstrom [...] acknowledged that the principal concern the women had about Assange’s behavior [...] related to his lack of interest in using condoms and his refusal to undergo testing, at the women’s request, for sexually transmitted disease.»
***«[...] a senior female prosecutor who, after reading the statements, concluded there was no evidence of rape.» 
**** Não o Ministério Público como nós o conhecemos, mas, a entidade que na Suécia tem atribuições similares e que para melhor entendimento foi assim traduzido. 
*****«Consensual sex that started out with a condom ended up without one, ergo, the sex was not consensual.» 
******«Assange's London attorney, Mark Stephens, told AOL News today that Swedish prosecutors told him that Assange is wanted not for allegations of rape, as previously reported, but for something called "sex by surprise," which he said involves a fine of 5,000 kronor or about $715.» 

17 comentários:

  1. Anónimo09:09

    Tudo isto é de rir...pois passa-se na Suécia, país liberal! Ou não????

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:35

    algo inqualificável se está a passar, à vista de todos e a passividade das pessoas está-me a meter nojo ... aceitamos que isto aconteça porque "já se sabe" ... no fundo não queremos mudar nada, queremos continuar à espera do tacho e de sermos nós a roubar ... está tudo podre, os franceses que metam a revolução no rabo e os americanos a primeira emenda no mesmo sítio ... quanto ao resto do mundo é vergonhoso deixar que isto aconteça e passivamente aceitarmos, não há revolta, só seres amorfos comedores de hamburgers e consumidores por excelência ... é assim que nos definimos hoje em dia, somos o que consumimos, sem dúvida que não somos o que pensamos ou o que podíamos ser ...

    ResponderEliminar
  3. Actualização - A Slate infirma esta versão.
    http://slatest.slate.com/id/2276690/

    ResponderEliminar
  4. Actualização 2 : http://www.youtube.com/watch?v=SLy2UOaA0CU&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:03

    Vão acusa-lo de roer unhas, de tomar doces de crianças, qualquer coisa para calá-lo.

    ResponderEliminar
  6. Mas ó Anónimo, as pessoas não se manifestam talvez por saberem que estas campanhas na tentativa de conspurcação da imagem de alguém já são tão antigas como antiga é a espécie, pra se mudar alguma coisa nesse sentido, tinhamos que nos por a mexer no nosso código genético.
    Acho que desde que tenhamos isso bem presente, podemos olhar com alguma passividade para certos casos. Neste em particular, pessoalmente vou acompanhando sem grandes contestações, 1º pelo que disse atrás, 2º porque este senhor tem quem o defenda bem, 3º porque nem sequer vou com a cara do gajo - pá, tendo sempre a achar que há gajos que usam estas acções pra ganharem alguma proeminência e nem sempre com o intuito de esclarecer a humanidade, mas ok, se abalam um sistema qualquer, tá-se e eu apoio - agora, dentro desses conceito de que nos deveriamos pronunciar mais, eu cá mais depressa me pronunciaria,por exemplo, por quem está nos corredores da morte dos states, ou por quem é chacinado por este mundo afora à conta de joguinhos politicos destes filhos duma puta.

    Também há quem venda orgãos pra subsistir, há quem seja apedrejado porque nasceu com o sexo errado num pais governado pelo sexo supostamente certo, há tráfegos vários de indoles,todas elas, a darem um significado novo a inominável a qualquer dicionário que se preze, isto cansa, isto dói e vai-se a ver que é por isso que as pessoas não se manifestam muito, em casos como este.
    A passividade pode advir da impotência. Era os media darem relevo ao que não é substancialmente relevado e talvez não nos sentissemos mais compelidos a agir.
    Mas para isso, tinhamos que acreditar nos media, não é?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo11:36

    Isto ainda vai acabar com o homem condenado por ter enfiado o dedo no "apetrecho" das senhoras com as unhas por polir !! É que na Suécia isso se calhar também é proibido ! Ridículo... Quanto é que estarão a pagar a estas fulanas para participarem em tão triste espectáculo.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:33

    o mundo só muda quando cada um se dispuser a mudar a si próprio, ie, quando pararem de olhar para o outro ao lado e começarem a olhar para vós próprios, vão-se surpreender com a quantidade de vezes que praticam actos, que vos repugnam nos outros

    ResponderEliminar
  9. Poll: Almost half of Britons feel WikiLeaks sex charges are 'excuse'

    http://www.cnn.com/2010/WORLD/europe/12/13/uk.poll.wikileaks/index.html?section=cnn_latest&utm_term=Wikileaks&utm_source=TheCubaBlog&utm_medium=twitter

    ResponderEliminar
  10. The WikiLeaks founder sits in a British jail based on evidence authorities generally scoff at. Former sex crimes prosecutor Wendy Murphy on how the case politicizes rape—and hurts women.

    http://www.thedailybeast.com/blogs-and-stories/2010-12-13/the-bogus-julian-assange-rape-case-hurts-women/

    ResponderEliminar
  11. "The Founder" Julian Assange, Em Tempo Real "THEPOSTMAN" De DAVID BRIN

    ResponderEliminar
  12. Anónimo15:42

    Vou linkar este seu artigo na minha página pessoal com a respectiva indicação.
    se pretender que o retire contacte-me por favor.

    Cumprimentos,

    Dura Lex

    ResponderEliminar
  13. Nan, tásse bem (hoje acordei assim).

    ResponderEliminar
  14. Anónimo16:25

    To use or not to use a condom. That's the question? A justiça suéca no seu melhor...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo17:01

    sou moçambicano, e depois do dossier da wilileaks que incrimina alguns altos dirigentes da minha bela pátria, inclusivo o nosso presidente da Republica, vimos um movimento dos medias a tentarem por panos quentes no assunto e a tentarem justificar a incoerência das acusações. mas ate onde chegamos, um povo todo passivo, aceitando esta situação sem mexer um dedo sequer. ate os próprios visados não se deram ao trabalho de justificar e esclarecer o assunto. e o mundo vai indo!

    ResponderEliminar
  16. Sim é triste. Tenho muita pena de Moçambique. Não conheço, mas gostava. Neste momento nem pensar. Um dia hei-de ir a Porto Amélia de quem um amigo falecido me falou tanto.

    Moçambique vai recuperar mal, se acontecer, ou quando. Não tem os recursos de Angola.

    Nós cá não estamos melhor.

    ResponderEliminar
  17. tug/5920:56

    os americanos querem impor a vontade de mandar em todo o mundo.Quem seopõe ou os enfrenta fasem tudo para o desacreditar econdenar!Somos todos um pouco responsaveis por esta (MERDA)de situação.
    Conheço a suecia e acho ridiculo esta pocaria toda em relaçaõ a ASSANGE!

    ResponderEliminar