quinta-feira, 30 de novembro de 2017

What torture it is to hold on to reason as desire intensifies*




Reich, exibindo o Acumulador de Orgone




Nos anos 1940, já a viver no EUA, Wilhelm Reich, médico e eminente psicanalista, discípulo de Freud, o homem que cunhou a expressão "revolução sexual", autor de livros emblemáticos como Análise do Carácter, A Revolução Sexual, Psicologia de Massas do Fascismo ou Escuta, Zé Ninguém!, inventou um dispositivo que concentrava Orgone (de orgasm + ozone) a Energia Vital Universal, ou Energia Esotérica. Além de produzir melhorias gerais na saúde do paciente e tratar perturbações emocionais, o Acumulador de Orgone eliminava o défice de potência orgásmica (não confundir com potência sexual). Mais tarde, numa tentativa de travar a proibição, Reich veio a negar que a sua invenção tratasse a neurose, que ele atribuía ao enunciado saldo devedor.

A coisa não caiu bem à moral conservadora que depressa (mas não suficientemente depressa) travou a investida do austríaco na libido das senhoras americanas. Em 1954 a FDA (Food and Drug Administration), a Infarmed deles, obteve a proibição de venda e distribuição de tal apparatus e a destruição de toda a bibliografia e material publicitário contendo a palavra "orgone". Tudo na sequência de uma sentença judicial, inédita ainda hoje, decretando a inexistência de tal substância.

Reich desrespeitou a ordem do tribunal. Foi preso e morreu, em 1957, de paragem cardíaca na cela.


Say, why don’t you fellows try my orgone accumulator? Put some juice in your bones. 
― Jack Kerouac, On the Road
_____________________    
*Belén Gopegui, The Scale of Maps

1 comentário:

  1. Caro anão gigantamigo

    Homens deste coluna e com cérebro não podiam, podem e poderão ser tratados desta maneira! Nem mesmo sendo criminoso (e de todo não foi) não deveria sofrer esta velhaca maneira de o tratar. Donde, os gajos que assim procederam têm de ser uns bons fdp, igual a filhos da puta!

    _________________

    NOUTRO REGISTO

    Anteontem estava muito triste! E continuo a estar. A Raquel tinha ido acompanhar o meu irmão Braz (pois o cancro agravou-se) numa ambulância do INEM ao hospital de Santa Maria! Maldito cancro na próstata!. Estava com dores insuportáveis. O psa que devia ser 4 era 1520!!!!! Obviamente ficou internado.
    Estive e estou a esperar aqui em casa porque a bengala que uso não me dá a possibilidade de o acompanhar. Nem quero pensar que ele vai ficar tramado…esperando o final.
    Irei dando notícias.
    Qjs do que assina desanimado e apavorado
    Henrique, o Leãozão



    ResponderEliminar