quinta-feira, 26 de junho de 2014

Eli Wallach (1915-2014)


Aqui como "Tuco", em "The Good, the Bad and the Ugly", de Sergio Leone, 1966


Sempre adorei o sacana do velho - não foi sempre velho e foi sempre um bom sacana. Nos mais de 100 filmes atribuídos coube-lhe quase sempre o papel de ladrão, assassino, mafioso, ou bandido não especificado.

Aluno do Actor's Studio, e fiel ao seu primeiro amor, o palco, nele conhece Anne Jackson, na peça de Tennessee Williams, "This Property Is Condemned", com quem foi casado durante 66 anos, e que lhe sobrevive.

Amigo de Marilyn Monroe, com ela e Clark Gable, rodou em 1961 aquele que viria a ser o último filme da vida de ambos, "The Misfits", de John Houston.

Apesar da ascendência judaica, e de papéis memoráveis ("Tuco", "Calvera", "Don Altobello"), Hollywood negou-lhe o Oscar. Em 2010 a Academia praticou um envergonhado acto de contrição e fez entrega de um Academy Honorary Award: «for a lifetime's worth of indelible screen characters.» A ingratidão recupera tarde e a más horas.

Coleccionava antiguidades, relógios, e era um extraordinário contador de histórias. Já pendurado no cajado, depois de duas operações ao colo do fémur, ainda seguia atentamente o ténis na televisão. Tinha 98 anos e foi de barriga cheia.

Sem comentários:

Enviar um comentário