domingo, 3 de janeiro de 2016

Do arquivo morto. E pensa que ama, leu Stendhal e sofre de ansiedade. Um herói moderno. Cartão de Cidadão



Barão, descendente da velha e arruinada aristocracia rural, é um super-herói moderno que abomina contemplar a calçada portuguesa esventrada por stilettos. Regressa à vida depois de voluntariamente conservado em âmbar para fugir aos credores. 

Super-poderes
Mata ilusões com frases. Identifica as vodkas pela cor. Sabe sempre quando uma mulher pinta o cabelo, tem implantes de silicone e injecta colagénio ou gordura animal. Liberta feromonas com odor a anis estrelado (Illicium verum). 
Armas
Calções de ganga sem algibeiras, sandálias com meias, pulseiras de contas, camisa havaiana made in China e anel de ouro com brasão - que usa no dedo mindinho. 
Missão
Combater a dor: a "dor de cotovelo", a "dor de corno" e o "não que dói". 
Política 
Fruto de leituras adolescidas (José Vilhena e Pitigrilli) e um tio anarquista (que o levou pela primeira vez às espanholas a Badajoz) prefere a má-língua com sotaque à esquerda. Não discrimina direitolas quando arrimam um bom par de argumentos. 
Meios de transporte
Desloca-se de skateboard ou patins em linha. Não gosta de bicicletas porque tem uma teoria sobre a relação entre o selim e a impotência masculina e outra sobre a lycra e a masculinidade. 
Outros
Estoirou a herança antes dos 25 e define-se pela negativa: não se encontrou, não gosta de gajas magras, não gosta de yoga, e não pratica meditação sem fio dental. Faz uma barrela todas as semanas e fica confuso quando vê os filhos darem ordens aos pais. Não discrimina entre amigos e inimigos: trata todos por "meu ganda boi". É popular na faixa dos 16 aos 69. Desdenha perfumes e cintos. Semeia a discórdia para ficar a ver. Faz asneiras e depois pergunta se pode. A sua masculinidade desconhece limites ou diminutivos e convive bem com espaços apertados. As mulheres veem nele o Ryan Gosling, os homens baixam a cabeça e investem. De modo a liquidar as contas da massagista desbarata talento em caves escuras e húmidas fazendo castings de aspirantes a actrizes do cinema para adultos.
Bula 
Causa habituação. Não exceder a dose recomendada. Efeitos secundários no sexo feminino: enrubescimento facial e intumescimento das zonas erógenas. Não tem influência na condução de veículos e utilização de máquinas desde que se mantenham os olhos na estrada e as mãos no volante.

5 comentários:

  1. Lembro-me deste post. Está na minha lista "Best of Anão".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Era este, sim, numa versão pior, não em "post", como perfil.

      Eliminar
    2. Não diria "pior". Antes menos elaborada, a outra verdão. De facto não me recordava de tanto pormenor e tão hilário, fiquei a pensar isso, que o tinhas refeito.

      Este está *****

      Eliminar
  2. top! que maravilha de ler.
    (um ano feliz, anão)

    ResponderEliminar